SLIME
A febre do slime contagiou a garotada do mundo todo. Slime é aquela “geleca” caseira que utiliza água boricada, cola branca, bicarbonato de sódio, xampu, creme de barbear e sabão em pó. Mas, devemos tomar cuidado com os exageros.
Na semana passada viralizou na internet uma história de envenenamento por bórax, porém ainda não sei a veracidade do fato. O importante é que o bórax é a matéria prima de alguns produtos de limpeza como sabão em pó, inseticidas e outros produtos. Por possuir um alcalino muito forte, o bórax pode lesar a camada de gordura protetora da pele, causando lesões de pele como eczemas e dermatites de contato. Além disso, a manipulação em excesso com o bórax ou em grandes quantidades, independentemente de ser ou não ingerido, pode causar problemas gástricos como cólicas, náuseas, vômitos e diarreia.
Não quer dizer que toda criança que mexa com slime caseiro vá ter problema. Algumas crianças são mais sensíveis a ter reações alérgicas. Mas, uma forma de resolver o assunto e proteger os pequenos é sempre recomendar lavar as mãos após a manipulação. O uso de slime industrializado já é livre do bórax e contém o selo do Inmetro, sendo bem mais seguro que as receitas caseiras. Portanto, vamos todos ficar atentos!