COMPROU UM PRODUTO CONTENDO CÉLULA TRONCO?
Células-tronco, as mesmas utilizadas em pesquisas médicas inovadoras para tratar Alzheimer e certos tipos de câncer, agora estão sendo vendidas no balcão, sob a forma de cremes, soros e outros produtos para cuidados com a pele. Exceto que há uma grande diferença aqui: essas células são normalmente derivadas de plantas (ou ocasionalmente animais). No entanto, funcionam de forma semelhante às células-tronco humanas e podem oferecer benefícios antienvelhecimento para a sua pele.
As células-tronco humanas são únicas por causa de sua capacidade de se dividir. Em certos órgãos, elas podem até se especializar para reparar e substituir tecidos danificados. Entretanto, o uso de células-tronco nos produtos de beleza, mesmo que derivadas de plantas, ajudam a sinalizar ao organismo que ele precisa se rejuvenescer. Ou seja, funcionam como um alerta para que o sistema reparador possa entrar em ação e impedir que o processo de envelhecimento se acentue. E você acha que é só isto? As células-tronco ainda funcionam, muitas vezes, como antioxidantes, prevenindo a ligação de substâncias nocivas a proteínas fundamentais a nossa saúde da pele, como o colágeno.
Mas, é claro que o uso destes ativos não deve ser mantido como forma de tratamento rejuvenescedor exclusivo. A dica é não esquecer que o uso de toxinas botulínicas, preenchedores, lasers, luz pulsada e outros tratamentos minimamente invasivos feitos no consultório dermatológico são essenciais para uma otimização no seu tratamento.