BOA HIGIENE

05/08/2019

Nada melhor do que falar sobre higiene no Dia da Saúde. A higiene é um fator essencial no dia a dia para reduzir o risco de doenças. As pessoas costumam confundir sujeira, germes, limpeza e higiene. Por causa disso, algumas limpam demais e outras, de menos. Para evitar esse problema, tive acesso a uma pesquisa da Sociedade Real para Saúde Pública do Reino Unido, que revelou alguns cuidados que achei bem interessantes para compartilhar com vocês.

Lavar as mãos

Lavar as mãos é um dos principais fatores para manutenção de uma boa higiene. Mas, isso não significa lavá-la toda hora — apenas nos momentos necessários, como:

  • Depois de ir ao banheiro;

  • Antes de comer, especialmente se for usar as mãos;

  • Ao preparar ou manusear alimentos;

  • Ao brincar com animais de estimação;

  • Ao tossir, espirrar ou assoar o nariz;

  • Ao manusear e lavar roupas e panos sujos;

  • Ao mexer ou retirar o lixo;

  • Ao tratar alguém com doenças infecciosas (gripe, por exemplo).

Essas medidas ajudam a evitar que os micróbios se espalhem quando você tocar os objetos ao redor.

Tomar banho

Crianças após os 6 anos devem tomar banho diariamente. Mas, em todas as idades é importante o banho após a prática de atividades físicas. Para os adolescentes, oriente, além do banho, lavar o rosto 2 vezes ao dia, em geral, de manhã e à noite, para remoção de oleosidade e impurezas da face. Claro que nos dias de muito suor ou quando sentir um odor mais forte, o banho também está indicado para manutenção de uma boa higiene.

Limpar a casa

Uma casa limpa traz a sensação de dever cumprido, não é mesmo? Mas, para manter uma boa higienização não é necessário fazer faxina todos os dias. Os móveis e pisos, por exemplo, podem parecer sujos, mas, geralmente os micróbios nessa área da casa não são tão perigosos para a saúde e, portanto, não precisam ser frequentemente limpos. No entanto, para casas com crianças pequenas, a limpeza deve ser mais cuidadosa, especialmente se você costuma entrar em casa com os sapatos que usou na rua.

Na cozinha é preciso maior atenção. Superfícies, como a pia, tábuas de cortar e mesa, precisam ser limpas após o preparo de alimentos crus, como carnes e aves, ou antes de preparar alimentos, como sanduíches e lanches. Panos de prato e escova de lavagem devem ser higienizados depois de usados para limpar uma superfície contaminada. Ao limpar a sujeira da cozinha depois de preparar alimentos, prefira usar papel toalha — quando usamos panos, eles acabam ficando contaminados e precisam ser lavados.

Já o banheiro precisa ser limpo frequentemente, mas não é importante limpar dentro do vaso sanitário, uma vez que a descarga leva os germes embora. A dica para manter o banheiro mais seguro é sempre dar descarga com a tampa abaixada para evitar que as bactérias se espalhem pelo banheiro.

Portanto, uma boa higiene pessoal e da casa é garantia de prevenção de infecções e doenças.

Voltar para Blog
Whatsapp Clique para entrar em contato