CUIDADOS COM A PELE DO BEBÊ

18/08/2019

A nossa pele tem a função de ser uma barreira para o nosso organismo e funciona como um sensor para estímulos externos. Além disso, ela previne a evaporação de água e protege contra a invasão de microrganismos. A pele é dividida em três camadas: a epiderme, a derme e o subcutâneo. A pele do bebê é como a nossa. A diferença é que é muito mais fina e possui uma função de barreira ainda ineficiente. Por isso, a pele nos primeiros anos de vida é mais propensa ao ressecamento e a irritações. A própria capacidade de aprisionar a água na pele é prejudicada nesta faixa etária, aumentando a chance de infecções cutâneas.

Portanto, não adianta pensar que a pele do bebê não deve ser hidratada ou que deve ser mantida ao natural. Pelo contrário, da mesma forma que os dentistas preconizam a higiene bucal para garantir a saúde da boca mesmo em recém-nascidos, nós, dermatologistas, preconizamos a hidratação de todo corpo do bebê para garantir melhora da barreira de proteção e menor risco de doenças de pele ou até mesmo, o desenvolvimento de alergias.

O cuidado da pele tem os seguintes três papéis: (1) manter a pele limpa (limpeza), (2) hidratar a pele (hidratação) e (3) proteger o corpo dos danos causados ​​pelos raios UV (proteção UV). Elaborei para vocês um o passo a passo para facilitar o dia a dia:

1-Selecione um agente de limpeza de pele apropriado

・ Selecione um agente de limpeza suave que seja melhor para a pele do seu bebê.

・ Coloque o agente de limpeza em uma espuma na banheira.

2 - Lave o corpo do seu bebê delicadamente

・ Lave o corpo do seu bebê com as mãos. Coloque espuma sobre o corpo e use as palmas das mãos e os dedos para lavar suavemente o bebê.

・ Não se esqueça de limpar entre os pequenos vincos e dobras cutâneas, atrás das orelhas e entre os dedos.


3 - Enxaguar completamente

・ Use um chuveiro para enxaguar completamente, inclusive entre os vincos e as dobras da pele.

・ Uma vez que o resíduo do agente de limpeza provoca irritação na pele, certifique-se de enxaguar completamente.


4 - Seque bem seu bebê

・ Não esfregue, basta secar com uma toalha macia.

・ Lembre-se de secar completamente entre os vincos e as dobras da pele, onde a umidade excessiva tende a permanecer.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!