VERRUGAS PRECISAM SER TRATADAS!

24/03/2020

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar em simpatias caseiras para tratar verrugas. São muitas formas: desde chuchu atrás da porta até batatas cruas. Por favor, em pleno século XXI, não podemos mais acreditar nessas crendices, não é mesmo?!

As verrugas são pequenas proliferações da pele causadas pelo papilomavírus humano, conhecido como HPV. A infecção ocorre nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme. O vírus pode ser transmitido por contato direto com pessoas ou objetos infectados. Outra forma de contágio é por contato sexual e pela via materno fetal no momento do parto.

Existem diferentes tipos de verrugas, citamos as mais comuns: as endurecidas e ásperas, muito comum em áreas espessa como superfície dos dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas. Quando localizadas nas palmas e plantas podem ser confundidas como calos. As finas e alongadas, comumente encontrada em na face e pescoço de pessoas mais idosas. Quando localizadas na região genital podem adquirir um aspecto mais protuberante descrito como “couve-flor”e quando localizado em partes mais internas como uretra, vagina, colo do útero ou mucosa anal podem evoluir para câncer genital, sendo o mais conhecido o câncer de colo do útero.

Nem todo o HPV irá evoluir para câncer quando localizado nas partes íntimas, mas existem tipos de maior risco para evoluir para malignidade. Pensando nisso, o Governo Federal promove campanhas preventivas anuais de vacinação contra o HPV para meninas a partir dos 9 anos, e meninos a partir dos 11 anos.

Portanto, no aparecimento de uma verruga, não use crendices, procure um dermatologista para tratá-lo e, também para evitar a disseminação do vírus.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!