ALOPECIA FIBROSANTE FRONTAL

21/04/2021
ALOPECIA FIBROSANTE FRONTAL

VARIANTE NOVA DA DOENÇA QUE CAUSA QUEDA DOS FIOS PODE SER CONTROLADA SE TRATADA NO INÍCIO

Imagine famosos como George Clooney ou Angelina Jolie com calvície? Agora, pense no príncipe William com uma vasta cabeleira de fazer gosto? Viu só como o cabelo interfere na nossa imagem? Não à toa uma das razões que mais levam pacientes desesperados aos consultórios dermatológicos é a alopecia, doença que provoca acentuada perda dos cabelos e/ ou dos pelos de outras regiões do corpo. Embora existam variantes da patologia, vamos falar sobre um tipo relativamente novo: a alopecia fibrosante frontal.

“Descrita há poucos anos na dermatologia, ela se caracteriza pela perda de fios na linha da implantação do couro cabeludo e está relacionada a uma causa inflamatória ainda pouco conhecida”, afirma a Dra. Gabriella Albuquerque, médica credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A alopecia fibrosante frontal

atinge mais as mulheres e

também provoca queda das sobrancelhas e

da barba em muitos pacientes.

Segundo um artigo de 2019 do Journal of the American Academy of Dermatology, entre 50% e 83% dos pacientes acometidos pela alopecia fibrosante frontal sofrem com a perda das sobrancelhas e essa patologia é muito mais comum nas mulheres. Principalmente, depois da menopausa. No entanto, a doença pode levar à queda dos pelos da barba e do bigode, nos homens.

A boa notícia é que dá para evitar o aumento da área da calvície e a perda permanente dos fios. “Apesar de ainda não ter cura, a alopecia fibrosante frontal pode ter sua progressão controlada, se tratada no início. Portanto, é essencial procurar um dermatologista, assim que perceber o rareamento dos cabelos e pelos”, adverte a Dra. Gabriella. Só um profissional poderá indicar o tratamento correto e até mesmo identificar o tipo de alopecia em questão, que pode ter diversas causas, como a genética e a emocional. O diagnóstico é clínico, feito a partir de um exame detalhado do couro cabeludo.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!