LOW POO E NO POO

27/05/2021
LOW POO E NO POO

Veja como aderir às técnicas de lavagem, que usam pouco ou nenhum shampoo, sem prejudicar a saúde do cabelo

Quem tem cabelo crespo e afro sabe que precisa de cuidados especiais. Esse tipo de fio, além de mais fino e propenso à quebra, costuma ser ressecado porque seu formato irregular e cheio de curvas dificulta que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo chegue ao comprimento e às pontas. Logo, pode ser uma boa opção aderir aos métodos Low Poo ou No Poo, que usam pouco ou nenhum shampoo com ação detergente. Mas isso desde que se incorpore alguns cuidados de higiene para evitar doenças.

O Low Poo usa shampoos com menos sulfato. Esse componente tem ação emulsificante e sua pouca concentração diminui o potencial de limpeza dos produtos. O ponto positivo é que há menos frizz no cabelo, uma vez que não retira-se por completo sua proteção lipídica e nutrientes. Já os shampoos convencionais, quando usados sem interrupção, tendem a arrepiar os fios crespos, afros ou fragilizados por químicas. Isso porque, ao removerem toda a sujeira, retiram também a oleosidade benéfica.

Quem adere ao No Poo, não usa shampoo puro na lavagem, como no Low Poo. Os fios são higienizados por meio do Co-Wash. O nome dessa técnica, que limpa e hidrata ao mesmo tempo, é derivado da expressão em inglês conditioner washing, que significa lavagem condicionante. O Co-Wash usa um condicionador de composição leve misturado a uma pequena proporção de shampoo ou de anfótero, um surfactante, para limpar e fazer espuma.

O problema dos dois métodos é a diminuição da limpeza, que, quando inadequada, leva a uma série de doenças. Entre elas as dermatoses e foliculites, que causam coceiras, infecções e escamações no couro cabeludo, podendo levar à queda dos fios. No entanto, é possível mantê-los preservados e leves, sem deixar a higiene de lado. Basta usar shampoos com laurel éter sulfato, uma ou duas vezes por semana, massageando todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos, e, nos outros dias, lavar os cabelos com produtos liberados para Low Poo e No Poo.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!