BOTOX

22/09/2021
BOTOX

ENTENDA POR QUE A TOXINA BOTULÍNICA FAZ TANTO SUCESSO

O rejuvenescimento com toxina botulínica é um dos procedimentos estéticos mais realizados do mundo. A substância é popularmente conhecida como Botox, marca registrada que a produz. Na cosmiatria, sua principal função é eliminar ou amenizar rugas e linhas de expressão da região da face. Entre elas as da testa, do contorno labial, do pescoço, das laterais dos olhos e do espaço entre as sobrancelhas. É usado também para elevar o supercílio e a ponta do nariz.

Esse efeito se dá com a paralisação da musculatura. Quando a toxina botulínica é injetada, os sinais emitidos dos nervos faciais para os músculos são bloqueados e as rugas relaxam. Como consequência, elas desparecem ou são suavizadas, dependendo da sua profundidade.

Derivada da bactéria Clostridium Botulinum, a toxina botulínica A começou a ser usada há mais de 30 anos para tratar o estrabismo. Os médicos perceberam que a substância melhorava as rugas, ao atuar na musculatura próxima dos olhos para combater o problema visual. A partir de então, houve uma revolução na indústria da estética facial.

O efeito da toxina botulínica dura de quatro a seis meses, embora estudos científicos demonstrem que injetá-la a cada meio ano, ao longo da vida, promove não apenas uma melhora momentânea na aparência como também um alívio das rugas a longo prazo.

CURIOSIDADES

O efeito do Botox dura menos em quem pratica atividade física de alta performance, porque o uso da musculatura provoca maior degradação do produto.

Não se usa Botox para aumentar os lábios e tratar as rugas do chamado "bigode chinês", mas sim substâncias preenchedoras, como o ácido hialurônico.

Não existe idade mínima para fazer Botox. Pacientes jovens, com menos de 30 anos, podem se submeter ao procedimento para prevenir rugas e linhas de expressão da contração muscular.

O Botox não substitui a cirurgia plástica. Porém, como ameniza as rugas e previne o aparecimento de novas marcas por conta da reeducação dos movimentos faciais, ele pode postergá-la e torná-la menos invasiva.

O Botox não é usado somente para fins estéticos. A substância trata alguns tipos de dores de cabeça, bruxismo, suor excessivo nas axilas, pés e mãos, além do tremor nos olhos e do estrabismo.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!