CELULITE X MULHER

22/12/2021
CELULITE X MULHER

ENTENDA POR QUE ELA É MAIS COMUM NO SEXO FEMININO

Com a chegada do verão, aumenta a preocupação com a celulite, alteração ocasionada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Quando cheias e endurecidas, essas estruturas formam as fibroses e os nódulos que dão o aspecto ondulado à região acometida.

Excesso de peso, pouca massa muscular, genética, alterações na microcirculação, nos linfáticos e hormonais estão entre as causas dos furinhos. Aliás, o estrogênio é o principal responsável pelo problema, muito mais comum nas mulheres, segundo a Dra. Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Esse hormônio feminino promove o aumento das células adiposas, que esmagam outras estruturas, como os vasos sanguíneos. Desse modo, a área afetada recebe menos oxigênio e nutrientes e é contaminada pelas substâncias tóxicas”, explica.

A médica reforça que o estrogénio aumenta a permeabilidade vascular, fazendo com que ocorra vazamento de plasma nos tecidos e, assim, o edema. Ele promove o aumento de glicosaminoglicanos, componentes que estimulam ainda mais a retenção de líquido fora dos vasos.

“Esse inchaço leva ao efeito esponja, conforme se repete durante os ciclos mensais da mulher. Por isso, a importância dos tratamentos hormonais”, diz a Dra. Gabriella. Ela reforça ainda que é essencial adotar uma rotina saudável, sem tabagismo e estresse, com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Que tal anotar essa dica para começar 2022 com tudo em cima?

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!