DESROTULANDO DESODORANTES

15/02/2022
DESROTULANDO DESODORANTES

O QUE É PRECISO OBSERVAR NAS EMBALAGENS PARA ESCOLHER O PRODUTO ADEQUADO

Ao escolher um desodorante, a maioria das pessoas pensa no preço e na fragrância. No entanto, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, esses atributos não são suficientes para assegurar o objetivo do produto, que é evitar o odor desagradável das axilas e, muitas vezes, o suor excessivo.

De acordo com a médica, a primeira pergunta que o consumidor deve fazer é se a intenção é controlar o suor. Caso sim, ele deve observar se no rótulo do dermocosmético consta a expressão “antitranspirante”.

“É possível também encontrar escrito o nome “cloridrato de alumínio”, já que essa substância tem ação efetiva contra a transpiração excessiva”, reforça Gabriella, credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Embora a palavra “desodorante” esteja presente na maioria das embalagens dos produtos destinados a tratar o suor das axilas, ela, na realidade, deve indicar a presença de substâncias que irão diminuir a concentração de bactérias e fungos na região.

“Isso porque o suor sozinho não tem cheiro. O que causa o odor são estes micro-organismos que decompõem algumas substâncias dele”, esclarece a dermatologista.

De acordo com ela, o terceiro termo importante a ser observado no rótulo é a “ação refrescante”. Ela significa que o fabricante colocou agentes que ajudam sua pele a tolerar a fórmula do desodorante, evitando irritabilidade e possibilitando o uso prolongado dele. Neste caso, algumas substâncias anti-inflamatórias e hidratantes, como o dexpantenol, estão presentes para restaurar o manto de proteção da derme.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!