ACNE X CHOCOLATE
ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE O DOCE E POSSÍVEL PIORA DA PELE
A Páscoa é neste domingo, 17 de abril, e sempre que a data mais esperada pelos chocólatras se aproxima, surge a mesma pergunta: chocolate causa mesmo acne? Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, a acne pode aumentar, sim, nessa época do ano.
“Artigos científicos demonstram que alimentos hiperglicêmicos e oleoginosos, como o chocolate, que tem alto teor de açúcar e é gorduroso, por conta do leite e do cacau, podem causar o aumento no pico da insulina, produzindo mais sebo e, assim, piorando a acne”, explica a médica, credencia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
No entanto, a Dra. Gabriella, chocólatra assumida, ressalta que cada caso tem que ser analisado individualmente. Ela, por exemplo, não tem alteração na pele, apesar de comer chocolate todos os dias. Mas, se a pessoa observa que ganha mais cravos e espinhas ao consumir este doce, deve evitá-lo.
O problema é que, especialmente na Páscoa, a maioria não consegue resistir à tentação. Por isso, a dermatologista indica que se opte por chocolates com menos leite na composição, como os mais amargos, com 70% de cacau. E também que se coma com moderação, não só durante o feriado, mas ao longo do ano inteiro.
Ela lembra que o açúcar é um dos maiores vilões para a saúde e não só por causar aumento de peso. A substância acelera o processo de envelhecimento, tornando mais rápido o aparecimento de rugas e flacidez.
“Isso acontece porque o efeito do açúcar afeta a ligação entre duas moléculas de colágeno e, com a glicação, as fibras dessa proteína se tornam mais inflexíveis e incapazes de se renovar e de serem reparadas”, detalha.