DESROTULANDO COSMÉTICOS
O QUE SIGNIFICAM OS SELOS E CERTIFICAÇÕES NOS RÓTULOS DAS EMBALAGENS?
Na hora de comprar um cosmético para sua pele, não se engane pelas embalagens bonitas ou nomes apelativos. Uma boa dica é pesquisar, no rótulo, a presença de selos e certificações. Normalmente, a presença destas imagens significa qualidade, uma vez que demonstra que o produto passou por critérios de seleções para recebê-las. Mas como saber o que elas querem dizer? Para facilitar a missão, a Dra. Gabriella Albuquerque , membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lista o significado das principais, que a gente mais encontra por aí. Confira abaixo os números correspondentes aos símbolos.
1- 9M- Significa a VALIDADE DEPOIS DE ABERTO, já que ela muda depois que o cosmético tem a embalagem removida. Nesse caso, o “9”, que poderia ser outro número, indica que o produto dura nove meses. Importante: este símbolo não indica o prazo de validade do produto, a partir da data de fabricação, que costuma ser impresso nas embalagens.
2- Setas Verdes Circulares- Significam RECICLÁVEL. Mais especificamente que a marca recicla ou recupera as embalagens de seus dermocosméticos. Muitos fabricantes com esse selo têm programas de retorno dos recipientes vazios.
3- e- Significa ESTIMADO e comprova que a quantidade descrita do rótulo do produto é a mesma de dentro da embalagem.
4- UVA- Significa que o produto possui PROTEÇÃO MÍNIMA, recomendada pelos dermatologistas, CONTRA OS RAIOS ULTRAVIOLETAS do tipo A.
5- Dedo Indicando uma Página- Significa CONSULTA. Ou seja, que constam mais informações sobre o cosmético na embalagem, ou em um folheto dentro de seu interior.
6- CRUELTY FREE-Significa que o produto não foi testado em animais. Mas atenção! Além de observar a presença do coelho no selo, veja se ele faz parte de alguma instituição séria, como a PETA e a Not Tested on Animals.
7- FAIR TRADE- Significa que toda a cadeia de produção do dermocosmético encontra-se dentro das diretrizes do comércio justo. Que segue princípios ambientais, sociais e econômicos.
8- VEGAN- Significa que o dermocosmético é vegano e não tem qualquer ingrediente de origem animal. Entre as certificações mais confiáveis está a da Vegan Society.
9- DERMATEST- Significa que os produtos foram testados dermatologicamente em humanos voluntários.
10- ORGÂNICO- Significa que o produto foi produzido dentro de um sistema extrativista ou agropecuário sustentável. E também que não contém venenos, adubos químicos, nem organismos geneticamente modificados. Há vários selos de orgânicos nacionais e internacionais, além do da IBD, certificadora brasileira, que é a maior da América Latina. Vale sempre pesquisar a procedência da que estiver no rótulo.
Essa matéria faz da série DESROTULANDO, criada pela Dra. Gabriella Albuquerque para desvendar os rótulos de diversos produtos.