DESROTULANDO COSMÉTICOS

11/06/2022
Principais Selos e Certificações

O QUE SIGNIFICAM OS SELOS E CERTIFICAÇÕES NOS RÓTULOS DAS EMBALAGENS?

Na hora de comprar um cosmético para sua pele, não se engane pelas embalagens bonitas ou nomes apelativos. Uma boa dica é pesquisar, no rótulo, a presença de selos e certificações. Normalmente, a presença destas imagens significa qualidade, uma vez que demonstra que o produto passou por critérios de seleções para recebê-las. Mas como saber o que elas querem dizer? Para facilitar a missão, a Dra. Gabriella Albuquerque , membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lista o significado das principais, que a gente mais encontra por aí. Confira abaixo os números correspondentes aos símbolos.

1- 9M- Significa a VALIDADE DEPOIS DE ABERTO, já que ela muda depois que o cosmético tem a embalagem removida. Nesse caso, o “9”, que poderia ser outro número, indica que o produto dura nove meses. Importante: este símbolo não indica o prazo de validade do produto, a partir da data de fabricação, que costuma ser impresso nas embalagens.

2- Setas Verdes Circulares- Significam RECICLÁVEL. Mais especificamente que a marca recicla ou recupera as embalagens de seus dermocosméticos. Muitos fabricantes com esse selo têm programas de retorno dos recipientes vazios.

3- e- Significa ESTIMADO e comprova que a quantidade descrita do rótulo do produto é a mesma de dentro da embalagem.

4- UVA- Significa que o produto possui PROTEÇÃO MÍNIMA, recomendada pelos dermatologistas, CONTRA OS RAIOS ULTRAVIOLETAS do tipo A.

5- Dedo Indicando uma Página- Significa CONSULTA. Ou seja, que constam mais informações sobre o cosmético na embalagem, ou em um folheto dentro de seu interior.

6- CRUELTY FREE-Significa que o produto não foi testado em animais. Mas atenção! Além de observar a presença do coelho no selo, veja se ele faz parte de alguma instituição séria, como a PETA e a Not Tested on Animals.

7- FAIR TRADE- Significa que toda a cadeia de produção do dermocosmético encontra-se dentro das diretrizes do comércio justo. Que segue princípios ambientais, sociais e econômicos.

8- VEGAN- Significa que o dermocosmético é vegano e não tem qualquer ingrediente de origem animal. Entre as certificações mais confiáveis está a da Vegan Society.

9- DERMATEST- Significa que os produtos foram testados dermatologicamente em humanos voluntários.

10- ORGÂNICO- Significa que o produto foi produzido dentro de um sistema extrativista ou agropecuário sustentável. E também que não contém venenos, adubos químicos, nem organismos geneticamente modificados. Há vários selos de orgânicos nacionais e internacionais, além do da IBD, certificadora brasileira, que é a maior da América Latina. Vale sempre pesquisar a procedência da que estiver no rótulo.

Essa matéria faz da série DESROTULANDO, criada pela Dra. Gabriella Albuquerque para desvendar os rótulos de diversos produtos.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!