VINAGRE ALÉM DA COZINHA

01/08/2022
VINAGRE ALÉM DA COZINHA

ARTIGO CIENTÍFICO CONFIRMA USO DO ÁCIDO ACÉTICO NO TRATO DE DOENÇAS DA PELE

Quem acompanha a trajetória da dermatologista Gabriella Albuquerque, sabe que ela costuma compartilhar receitas com ingredientes caseiros, desde que tenham embasamento científico, obviamente. Esse foi o caso de uma dica de grande sucesso que a médica publicou, em outubro de 2020, no seu Instagram: a do uso do vinagre para desinflamar a unha.

E não é que um artigo recente da International Journal of Dermatology destacou várias evidências que apoiam a utilização do ácido acético, nome científico do condimento alimentar, no trato de doenças da pele? De acordo com a publicação, o vinagre possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes úteis para o tratamento de feridas e infecções bacterianas e fúngicas. O ingrediente pode ajudar na remoção de piolhos, estrias, prurido e verrugas, além de auxiliar no combate a dermatites, acne, eczemas e fungos nas unhas.

E os benefícios para a saúde vão além da dermatologia, segundo o artigo – intitulado Ácido acético e a pele: uma revisão do vinagre em dermatologia, na tradução do inglês para o português. A conclusão é a de que o ácido acético pode apresentar ainda resultados positivos no tratamento da hipertensão, diabetes e câncer.

“Embora os benefícios do vinagre no tratamento de doenças da pele sejam conhecidos desde a antiguidade, essa publicação buscou revisá-los para respaldar e atualizar a comunidade médica sobre os efeitos benéficos e adversos desse popular remédio caseiro. A literatura se baseou não só em ensaios clínicos e estudos epidemiológicos, como também em relatos de casos e na opinião de especialistas”, diz a Dra. Gabriella, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fonte: Review Acetic acid and the skin: a review of vinegar in dermatology Kareem G. Elhage1 , BS, Kayla St. Claire1,2, MD, MBA and Steven Daveluy1,2, MD

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!