MÉTODO ABCDE

10/01/2023
MÉTODO ABCDE

CONHEÇA O AUTOEXAME DAS PINTAS QUE AJUDA NO DIAGNÓSTICO DO MELANONA, O CÂNCER DE PELE MAIS PERIGOSO

O câncer de pele é o tumor maligno mais frequentes no Brasil. Porém, apresenta grandes chances de cura, quando descoberto e tratado precocemente. Logo, visitar um dermatologista, no mínimo, anualmente, é essencial para saber como vai a saúde do maior órgão do corpo humano.

Embora nenhum diagnóstico substitua o de um médico especialista, que deve examinar o paciente dos pés à cabeça durante a consulta, é importante estarmos atentos aos primeiros sinais da nossa pele. Eles podem indicar o desenvolvimento de um melanoma, o câncer de pele mais grave. E se a pergunta é como fazer esse autoexame, a resposta está no método ABCDE de análise das nossas pintas.

Segundo a Dra. Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a metodologia se baseia no formato, cor e desenvolvimento dos sinais, representados pelas cinco primeiras letras do alfabeto. Ela explica que devemos observar se uma determinada pinta apresenta as seguintes características:

  • A- ASSIMETRIA

A forma apresenta desproporções.

  • B- BORDA

As bordas são irregulares.

  • C- COR

Tem tons de preto escuro e várias colorações.

  • D- DIÂMETRO

Se é superior a cinco milímetros.

  • E- EVOLUÇÃO

Mudança no tamanho do sinal.

“Essa técnica é útil para que a pessoa não perca tempo e procure logo um dermatologista, assim que notar esses primeiros sinais. No entanto, ela não substitui o exame de um médico especialista”, reitera a Dra. Gabriella.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!