BELEZA 2023

28/02/2023
BELEZA 2023

SKINIMALISMO E MEDICINA REGENERATIVA SÃO PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

Diz a máxima que “o ano só começa, realmente, depois do carnaval”. Então, acabada a folia, a hora é oportuna para falar sobre as principais tendências da cosmiatria para 2023. De acordo com a Dra. Gabriella Albuquerque, com anos de experiência em rejuvenescimento não-cirúrgico, elas são duas: a Medicina Regenerativa e o Skinimalismo. A primeira prioriza a qualidade da pele e a segunda une praticidade e sustentabilidade.

“Em comum, ambas valorizam a naturalidade e devem se consolidar de vez, depois de serem pauta em muitos congressos, há algumas temporadas”, revela a médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Abaixo, ela explica melhor essas duas tendências de beleza para este ano.

Medicina Regenerativa

“Esse conceito é contrário ao da harmonização facial, já bastante obsoleto. No lugar dos excessos de preenchimentos, que mudam a fisionomia e podem até deformá-la, entram os procedimentos que retardam o envelhecimento de forma mais natural. Eles promovem uma regeneração da pele, por meio do estímulo de produção de colágeno e elastina.

Entre esses tratamentos destacam-se os bioestimuladores de colágeno, o ácido hialurônico de última geração Prophilo, que não volumiza, e os Fios de PDO, muito procurados para rejuvenescer o pescoço. Tem ainda as tecnologias, como a do laser Fotona e a do ultrassom microfocado Ultraformer.

A grande novidade, neste segmento, é o estímulo de células-tronco. Elas conseguem se conectar a outras células e, assim, promover uma regeneração cutânea”, explica a médica, apelidada pelos pacientes de “dermatologista invisível”, por conta da naturalidade dos procedimentos que executa.

Skinimalismo

“Essa expressão veio da união das palavras skin (pele, em inglês) e minimalismo, estilo de vida que busca só o essencial. Na prática, esta tendência reúne bons hábitos e praticidade. Esqueça aquela rotina exaustiva de cuidados para a pele, com mil e um produtos, que ninguém segue à risca, por preguiça e alto gasto financeiro. Os dermocosméticos multifuncionais vieram para ficar. Entre os exemplos estão os filtros solares com ação clareadora, ou cor. Este último funciona ainda como maquiagem e protege contra a luz visível.

No segmento de componentes que agridem menos o meio ambiente e a pele, chama a atenção o Bakuchiol, extraído de plantas. Estudos recentes comprovam que ele tem ação semelhante à do retinol para diminuir rugas e melhorar manchas. Porém, sem o inconveniente da descamação e vermelhidão do rosto.

Outro destaque são as maquiagens nutritivas, com ativos naturais, que embelezam enquanto cuidam da pele. A ideia de diminuir a quantidade de toxinas no organismo em prol da saúde tem levado à aceitação da cor e formas naturais dos cabelos e unhas. Saem os excessos de químicas e esmaltes”, aposta a dermatologista.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!