MAU CHEIRO NO CORPO?

Compartilhe:

CONFIRA ALGUMAS CAUSAS E RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR INCÔMODO QUE AFETA VIDA SOCIAL

O mau cheiro corporal costuma ser fonte de grande constrangimento social e afeta, principalmente, as axilas, pés e virilhas. Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro do Sociedade Brasileira de Dermatologia, o suor em si não tem odor ruim. Porém, quando ele entra em contato com bactérias da pele, pode resultar no cheiro desagradável, caso haja uma biotransformação das secreções naturais inodoras.

De acordo com a médica, é importante investigar as causas do mau cheiro já que elas podem não ser, necessariamente, resultado da ação dos micróbios. O problema pode estar ligado ao alcoolismo, à diabetes e a doenças metabólicas.

“Entre elas, destaco três: a finilcetonúria, condição genética caracterizada pelo acúmulo do aminoácido fenilalanina no sangue; a G6PD, deficiência hereditária que afeta o metabolismo dos glóbulos vermelhos e ocasiona o “odor de peixe” nas axilas: a acidemia isovalérica, relacionada ao aminoácido leucina e ao cheiro de pé suado, popularmente conhecido como chulé”, completa.

Como Prevenir

Quando o odor fétido não é decorrente de doenças, pode ser tratado com algumas medidas simples. Como a pele molhada é mais sensível que a seca à absorção de produtos químicos tóxicos, é comum termos irritação e mau cheiro ao usamos desodorantes que irritam as axilas, por exemplo. Também é importante evitar comer alho, aspargo e curry, já que o problema pode ser consequência da ingestão de alimentos como estes.

A Dra. Gabriella alerta que, independentemente da causa do odor fétido, é fundamental adotar uma higiene cuidadosa para evitar a proliferação de micro-organismos. Sobretudo nos pés, virilha e axilas, que suam mais por terem maior número de glândulas sudoríparas.

“Secar bem a pele, principalmente dessas regiões, depois do banho, e substituir roupas íntimas de tecidos sintéticos pelas de algodão, além e deixar os sapatos em lugares ventilados depois do uso, são medidas importantes. Em muitos casos, a aplicação de toxina botulínica no local onde há sudorese, soluciona o problema. A substância consegue bloquear a ação do neurotransmissor acetilcolina nas glândulas sudoríparas, responsáveis pela eliminação do suor”, recomenda.

Voltar para Blog

Nós ligamos para você

Preencha os campos que entraremos em contato
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!