ISOFLAVONA
ENCONTRADA EM LEGUMINOSAS E SUPLEMENTOS, SUBSTÂNCIA VEGETAL PODE SER ALTERNATIVA À REPOSIÇÃO HORMONAL PARA COMBATER SÍNDROME MENOPAUSAL
A síndrome menopausal – que vai da pré-menopausa à pós-menopausa, passando por esta – é marcada pela queda dos hormônios reprodutivos, como o estrogênio. Esse declínio afeta negativamente nossa pele, mucosas e cabelos, além de favorecer a perda de massa óssea, acúmulo de gordura, aumento dos níveis de colesterol e predisposição ao diabetes e doenças cardiovasculares. No entanto, esse conjunto assustador de mudanças pode ser driblado sem reposição hormonal.
Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, ferrenha estudiosa de medicina regenerativa, a adoção de novos hábitos costuma ajudar bastante as mulheres nesse período. Além de indicar a prática de exercícios físicos, a exposição solar adequada para absorção de vitamina D e outras medidas de autocuidado, a médica enfatiza a importância da ingestão de isoflavonas.
“Elas são moléculas vegetais, encontradas nas leguminosas, com estrutura química muito semelhante à do estrogênio. Podem se tratar de uma alternativa para quem não deseja ou não pode fazer reposição hormonal”, explica a médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Segundo ela, a genisteína é uma isoflavona muito falada e estudada por seus benefícios. Tem propriedades antioxidantes, melhora a qualidade da pele, alivia o calor excessivo, conhecido como fogacho, e reduz o risco de osteoporose e problemas cardiovasculares. Além disso, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol, previne o diabetes e protege o organismo contra o câncer.
“A genisteína é encontrada não só em alimentos como a soja, o grão-de-bico, os feijões e a ervilha, como também nos suplementos. Embora esse hormônio vegetal (fito-hormônio) não necessite de prescrição, é importante consultar um médico antes de ingerir qualquer suplementação”, orienta a Dra. Gabriella.
O alerta vale também para a ingestão de outras substâncias indicadas para combater os efeitos da síndrome menopausal. Entre eles o Red Clover (Trevo Vermelho), o Black Cohosh (Cimicifuga Racemosa) e a Vitamina E em suplemento.