SUBSTÂNCIAS EXÓTICAS SÃO TENDÊNCIA NA DERMATOLOGIA

Compartilhe:
DERIVADOS DE ESPERMA DE SALMÃO E PLACENTA REJUVENESCEM E TRATAM ATÉ CALVÍCIE

Cremes e óleos para pele à base de baba de caracol, gordura de pássaro e veneno de cobra? Pérola em pó e substâncias derivadas da placenta, ou do esperma do salmão? Parece estranho, mas esses insumos para lá de exóticos têm dado o que falar na dermatologia, segundo a Dra. Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Das matérias-primas acima, a médica usa duas, em sua clínica, em Botafogo: os exossomas, vesículas derivadas da placenta, de micróbios, ou plantas; e o PDRN, extraído da esperma do salmão. Ambas são aplicadas por drug delivery, técnica que potencializa a penetração e eficácia de medicamentos e princípios ativos.

“O PDRN consegue regenerar as células e estimular os fibroblastos a produzirem mais colágeno, além de inibir a degradação da elastina. Essa substância está presente na fórmula do Rejuviskin, hidratação injetável com ainda mais concentração de ácido hialurônico que os skinboosters convencionais” explica.

A médica conta que o procedimento com Rejuviskin é muito indicado para rejuvenescer rosto, pescoço e colo. Inclusive, pode feito em alérgicos a peixes e crustáceos, apesar ter um componente extraído do salmão.
No caso dos exossomas, ela trabalhará com os derivados da planta Rosa-Damasceno, e não de placenta. Isso porque a Anvisa, até agora, só autorizou o uso dos vegetais, cujo registro está prestes a sair.

“Independentemente da origem, os exossomas são o que há de mais moderno na medicina regenerativa. Conseguem atuar nas células-tronco para tratar a calvície e rejuvenescer o rosto. Além disso, estão relacionados à fisiopatologia de várias doenças, como câncer, de acordo com estudos”, conta.

VENENO DE COBRA, BABA DE CARACOL, GORDURA DE PÁSSARO E PÓ DE PÉROLA

Sobre os outros insumos que andam em alta, a Dra. Gabriella nunca experimentou. No entanto, alegam que o veneno de cobra atenua temporariamente as rugas, por relaxar a musculatura facial, embora não a bloqueie, como a toxina botulínica.

Outras três supostas substâncias benéficas para a pele são a baba de caracol, o pó de pérola e a gordura do pássaro Emu.
Acredita-se que a baba de caracol é rica em ácido hialurônico e em nutrientes que estimulam a produção de colágeno. Já a pérola em pó é muito consumida pelas coreanas, com leite, para disfarçar imperfeições e dar viço, enquanto o óleo feito a partir da gordura do Emu é usado para melhorar a elasticidade cutânea. Isso por conter ácidos graxos e ômega 3. No entanto a médica faz um alerta:

“Não use qualquer substância na pele sem consultar um dermatologista. Sobretudo as sem comprovação científica.”

Voltar para Blog

Nós ligamos para você

Preencha os campos que entraremos em contato
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!