SUBSTÂNCIAS EXÓTICAS SÃO TENDÊNCIA NA DERMATOLOGIA
DERIVADOS DE ESPERMA DE SALMÃO E PLACENTA REJUVENESCEM E TRATAM ATÉ CALVÍCIE
Cremes e óleos para pele à base de baba de caracol, gordura de pássaro e veneno de cobra? Pérola em pó e substâncias derivadas da placenta, ou do esperma do salmão? Parece estranho, mas esses insumos para lá de exóticos têm dado o que falar na dermatologia, segundo a Dra. Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Das matérias-primas acima, a médica usa duas, em sua clínica, em Botafogo: os exossomas, vesículas derivadas da placenta, de micróbios, ou plantas; e o PDRN, extraído da esperma do salmão. Ambas são aplicadas por drug delivery, técnica que potencializa a penetração e eficácia de medicamentos e princípios ativos.
“O PDRN consegue regenerar as células e estimular os fibroblastos a produzirem mais colágeno, além de inibir a degradação da elastina. Essa substância está presente na fórmula do Rejuviskin, hidratação injetável com ainda mais concentração de ácido hialurônico que os skinboosters convencionais” explica.
A médica conta que o procedimento com Rejuviskin é muito indicado para rejuvenescer rosto, pescoço e colo. Inclusive, pode feito em alérgicos a peixes e crustáceos, apesar ter um componente extraído do salmão.
No caso dos exossomas, ela trabalhará com os derivados da planta Rosa-Damasceno, e não de placenta. Isso porque a Anvisa, até agora, só autorizou o uso dos vegetais, cujo registro está prestes a sair.
“Independentemente da origem, os exossomas são o que há de mais moderno na medicina regenerativa. Conseguem atuar nas células-tronco para tratar a calvície e rejuvenescer o rosto. Além disso, estão relacionados à fisiopatologia de várias doenças, como câncer, de acordo com estudos”, conta.
VENENO DE COBRA, BABA DE CARACOL, GORDURA DE PÁSSARO E PÓ DE PÉROLA
Sobre os outros insumos que andam em alta, a Dra. Gabriella nunca experimentou. No entanto, alegam que o veneno de cobra atenua temporariamente as rugas, por relaxar a musculatura facial, embora não a bloqueie, como a toxina botulínica.
Outras três supostas substâncias benéficas para a pele são a baba de caracol, o pó de pérola e a gordura do pássaro Emu.
Acredita-se que a baba de caracol é rica em ácido hialurônico e em nutrientes que estimulam a produção de colágeno. Já a pérola em pó é muito consumida pelas coreanas, com leite, para disfarçar imperfeições e dar viço, enquanto o óleo feito a partir da gordura do Emu é usado para melhorar a elasticidade cutânea. Isso por conter ácidos graxos e ômega 3. No entanto a médica faz um alerta:
“Não use qualquer substância na pele sem consultar um dermatologista. Sobretudo as sem comprovação científica.”